IFPR de Coronel Vivida oferta 80 vagas para cursos técnicos

Crédito: Divulgação/IFPR

Crédito: Divulgação/IFPR

Já pensou em concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, ter o certificado de curso técnico, ampliando a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho?

Essa é apenas uma das várias vantagens dos cursos técnicos em Administração e em Cooperativismo, ofertados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Coronel Vivida, na modalidade presencial.

De acordo com o diretor do campus, Paulo Fortes Júnior, está aberto o período de inscrições para seleção de candidatos para ambos os cursos, os quais são integrados ao Ensino Médio, ou seja, destinados aos estudantes que concluíram o 9º ano do Fundamental.

O diretor informa que cada um dos cursos oferece 40 vagas, para o período diurno, com uma ou duas tardes de aula por semana; ambos com duração de três anos.

"A seleção de candidatos para ingresso nos cursos técnicos de nível médio do IFPR será realizada mediante Processo Seletivo, constituído por sorteio público de vagas. Do total, 80% das vagas são destinadas a candidatos cotistas, enquanto que 20% são reservadas à ampla concorrência".

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 8 de fevereiro, por meio do endereço eletrônico: http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2021/. "O edital detalha informações fundamentais sobre os documentos necessários para efetivação da inscrição, no caso dos candidatos que concorrem por cotas", explica.

A taxa de inscrição é de R$ 25. Contudo, caso o aluno se enquadre nos requisitos para isenção da taxa, pode solicitá-la até a próxima sexta-feira (29). Já o sorteio público ocorrerá entre os dias 1º e 3 de março.

Cooperativismo

O curso tem como objetivo formar profissionais para atuar na constituição, desenvolvimento e gestão de cooperativas, buscando responder às demandas produtivas locais e regionais, às necessidades do mundo do trabalho e de formação humana integral, comprometendo-se com a emancipação humana e com a transformação social.

"Contribui, assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel social, com vistas à transformação social", diz o diretor.

Ele ainda lembra que o egresso do técnico em Cooperativismo integrado ao Ensino Médio contará com "formação geral sólida e estará apto a prosseguir seus estudos assumindo vários itinerários formativos".

Administração

Esse curso oferece também oferece formação sólida, tanto nos conteúdos do núcleo comum, quanto nas matérias técnicas. "O aluno conhecerá os fundamentos da administração, as legislações trabalhista e tributária, gestão de pessoas, contabilidade, marketing e muito mais, de forma concomitante às demais matérias", resume Fortes Júnior.

Com isso, conforme o diretor, "possibilita formação diferenciada, dando ao egresso condições, tanto de trabalhar na indústria e no comércio, na prestação de serviços e em organizações do terceiro setor, quanto de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando o ensino superior".

O edital com essas e demais informações pode ser acessado em https://coronelvivida.ifpr.edu.br/. Esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail [email protected]; pelo telefone (46) 3232-2690; ou, ainda, pelo WhatsApp: (46) 9 9111-8969.